5/12/06

Hoje estou inconsolável...

...e nem todas as empadas de seitan da Espiral me fariam alegrar. O Café Império, esse ex-libris da cidade de Lisboa, fecha as portas amanhã depois de mais de 50 anos a servir aqueles bifes emblemáticos. Há muito que não ia lá, é certo, mas há aquelas referências na nossa vida que nos habituámos a situar 'ali' e a tê-las como garantidas. O Império estava para a cidade de Lisboa como a Cher estava para a música...simplesmente não desaparece. Lembro-me de ser ainda um projecto de gente e já lá ia ao bifinho, navegando ilegalmente um pedacinho de pão no molho do bife do pai e roubando batatas à mãe. Foi lá, o meu primeiro pudim flan. Continua mau, mas foi o meu primeiro. Tudo no café Império me evoca a infância. Até o senhor que ainda hoje lá está a engraxar os sapatos aos clientes, ele e o cheiro daquela graxa estão na minha memória e actualizam-se nela de cada vez que lá entro de fugida e reparo que aquele homem parece indiferente ao tempo que passa por ele. Tem tantos cabelos brancos como quando eu tinha 5 anos. O Senhor da tabacaria é o mesmo que há tantos anos vende um maço de winston ou o totoloto ao meu pai, ao meu e a tantas outras pessoas ali.
A saudade que eu vou ter daqueles bifes e daquele molho, que tem o sabor da minha infância. Ontem fui lá despedir-me deles e teve um sabor especial. Há paladares impossíveis de esquecer.

6 comments:

Anonymous said...

Com a IURD lá tás à espera de quê????

Também não gostei de saber essa trágica notícia! Os bifes lá são completamente diferentes dos da Portugália ou do Nicola e são, como tu dizes, inesquecíveis!

Continuo "agarrado" à tua escrita! Parabéns.
Beijokinhas grandes

mfc said...

Não questiono as razões pelas quais vai fechar, ams lembro-me quando o Cafê central da cidade onde passei a infância foir emodelado nunca mais foi o mesmo.

Aquelas mesas com tampo de ardósia preta eram mesmo boas para por os carrinhos a derrapar...

Salustio said...

Rasparta os brasileiros de Jesus! Achas que vão começar a fazer a corrente espiritual do bife?

Joana said...

Não conheço o Império, mas há sitios que fazem parte da nossa vida, pelos cheiros, pelas pessoas...
tenho pena...

Joana said...

Morsa: Parece que a coisa é mais complicada do que uma simples situação de venda à IURD. Mas enfim, fica a memória de um belo bife... Obrigada.

vodka e valium, pois. Não faço ideia o que será daquele espaço enorme daqui para a frente.
Então não é que a minha mãe deitou-me a colecção de quadradinhos acumulados durante aaaaaaaanos para o lixo??!! Muitos deles comprei-os lá. Diacho!

Salustio: suponho que não :) Como é hábito do seu comportamento hão-de aniquilar tudo e tornar o espaço num circo de pseudo-fé enquanto param os jaguares nas traseiras.Tristeza...

Joana: Felizmente a cada dia que passa construímos novas memórias para o futuro. E isso é fixe.

R. said...

ha mm coisas k deixam sauade... =) *