5/10/06

Da existência de Deus OU o porquê de um loft com mezzanine e vista para uma vida própria- Post claramente neurótico.

“Deus criou o homem à sua imagem e semelhança”. Certo. Se assim é, e se o homem por si só é tão complexo, que meandros poderão tecer o psiquismo retorcido do seu criador?

Sejamos irreverentes. Se assim não fosse não tinha abatido sobre mim a sua ira no dia em que puerilmente fui ajudar numa sessão fotográfica de nús numa quinta abandonada. A outra é que esteve de maminhas ao léu, e eu é que levei com a punição do superego divino, vampirizada por uma colónia de melgas. Sim, o inchaço melhorou bastante, obrigada sr. Leitor. Já tenho novamente dois braços, apenas.

Chego à conclusão que o Criador além de uma enorme falta de sentido de humor, não respeita a arte; e só por isso já não o vejo muito direito. Contudo, por outro lado, só alguém de humor aguçado poderia ter criado o homem e só uma entidade com um sentido estético apurado poderia ter criado a mulher. Mas como em tudo na vida, esta é a fronteira em que dá jeito haver modelos científicos que explicam tudo e mais um par de botas, esse terreno lamacento onde a crença não chega, nem o bloguista mais parvinho.

Parece haver também claros indícios de uma linhagem psicótica na sua personalidade. Aquela mania que Ele, lá porque é Deus e coiso, está em todo o lado e mai’ não sei o quê, vê e ouve tudo, remete claramente para os delírios paranóides e megalómanos. Se tivesses o azar de andar cá por baixo mais vezes já estavas a dormir numa sala acolchoada e a levar choques eléctricos! (Eu sei, eu sei. Mas nós tratamo-nos por tu.)

Quanto à mania de evangelizar o mundo, custe o que custar… “Porque se conseguir chegar a cada um …”- claramente obsessivo. Aposto que Ele lava as mãos 4567 vezes por dia, conta as nuvens e as estrelas compulsivamente, e passa os trapos a ferro acima dos 60 graus para queimar tudo o que é ácaro. Não o censuro, é preciso entreter a cabeça para não pensar naquele 7º dia e nas implicações que isso teve. É o que dá dormir na forma. Em pouco mais de uma semana deu-se cabo de um paraíso. No âmbito dos traços fetichistas: claramente voyeurista. Só alguém com um fetiche dessa ordem se pode dar ao luxo de estar há tanto tempo a observar à distância uma humanidade tão chea de vicios.

Depois essa coisa do ‘meu filho, que te crio à minha imagem e semelhança’… ora, esta ‘relação em espelho’ é de uma simbiose clara. Em vez do Homem SE olhar ao espelho e descobrir-se, dar largas à sua liberdade de ser maior…não. Olha por comparação para uma imagem de quase-perfeição à qual nunca pode ascender (e que por isso compromete a priori a auto-estima existencial), mas por outro lado também não se consegue separar dela…porque depois o fulano também é chatinho e não descola: tá lá… a fantasmatizar a nossa cultura. Já não suporto aliás ouvir aquela do ‘Deus é o Senhor’. Peço desculpa pela apropriação mas citando o Bidé dá mesmo vontade de responder: Raios! “ Já disse que não sou eu !!”. Falamos então, neste plano, de narcisismo e de relações que servem a fusão de identidades não deixando o homem crescer rumo à individuação libertadora: mais uma prova portanto dos traços psicotizantes do ‘avoando’ sem asas lá de cima.

Desdobrando tudo isto, o profundo mau feitio com que me vejo face ao divino por paradoxo à minha crença profunda que existe sim algo de divino, mas na interioridade humana (e as artes são para mim demonstração máxima disso), vejo-me na obrigação de achar que possivelmente Deus não é doido de todo  - se bem que adoraria que ele passasse pelo divã um dia - parece-me é que Ele surge a partir do desajuste. do nosso desequilíbrio saudável, e necessário, face ao mundo. E com isso eu consigo aguentar pacificamente a minha existência pecaminosa sem ansiar por um T-1 ou um loft com mezzanine lá por cima. A bem dizer, com um senhorio deste calibre, mais vale esforçar-me para ter casa própria. E se com isto merecer o purgatório… olha…paciencia. Mas a vista da minha janela é só minha, e la fora ha coisas divinais de se olhar.

7 comments:

Eb1Eng.ºDuarte Pacheco said...

Deus existe. Ele viu-me...mas ainda não voltou !

W. said...

dEUS tem sentido de humor... E estava a enviar-te um sinal divino para tirares a roupinha também!

W. said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Joana said...

Lu@, experimenta dar-lhe 'um toque'
;)

W, n tinha visto a coisa dessa perspectiva. Hum. (O malandro!)

Eb1Eng.ºDuarte Pacheco said...

Desconfio que o Gajo tem o aparelho desligado :)

Joana said...

é por estas e por outras que eu gosto de ler este blog!
e tenho dito!

Joana said...

Lu@, manda-lhe um call me...ou então uma ms através do hi5 ;)

Joana, obrigada. é também por estas e por outras que sabe bem trocar palavras por aqui com vocês