10/10/05

Ser cidadão ou cidadoa.

O aniversário de um querido amigo levou-nos este fim-de-semana a uma almoçarada das valentes. Comida tradicional portuguesa à descrição num restaurante típico onde o mote é 'venha provar Portugal' e nós -os catorze- provámos. E bebemo-lo igualmente bem! E vale a pena provar este país. Aliás, caso a teoria Kármica se verifique, tenho a agradecer ao universo a aleatoriedade de me fazer nascer num país onde só a política deixa amargos de boca. Porque quanto ao resto...coisa booooooooa!
Seria extenuante listar o manjar e deixaria desnecessariamente o leitor de água na boca. Não vou fazê-lo. Mas aconselho vivamente a quem não conhece o restaurante Tromba Rija em Leiria.
Felizmente fomos munidos com toda a espécie de fármacos para o evento: guronsan, agiolax, pankrioflat, aero-om e Eno. Curiosamente não precisei. Já domingo foi outra conversa.
Logo nesse dia é que havia de reparar que o BI tinha caducado e o cartão de leitor tinha ido com os porcos. Fiquei com uma daquelas azias.
Contudo, e talvez para amenizar este sentimento de culpa, ocorre-me que se calhar contribui mais para este país com o dinheiro que deixei naquele restaurante -onde impera a tradição e os costumes que bem nos caracterizam- do que com aquela cruzinha. O que me leva a pensar (no limite) e já saíndo da esfera do político e do gastronómico: afinal de contas onde é que reside mesmo a delimitação do sentimento de cidadania?

15 comments:

Tiny Score said...

Os xeus documentos e os da biatura!
Então a menina anda com a xua idenficaxão fora do prazo?
Bai ter de me acompanhar à esquadra...
;)
Jinhos

Alberto Oliveira said...

Começo a ficar sériamente eufórico; o "toucinho do céu" atingiu uma percentagem sexualmente metafórica: 69%!!

Perguntavas tu "onde reside mesmo a delimitação do sentimento da cidadania?"
Espera só um cadinho que vou ali num instante buscar o mapa de Portugal; não te vás embora não?!

É pá! logo agora tocou o telefone... e a esta hora só pode ser a minha prima Julieta que está a trabalhar no Canadá e me quer contar algo de importante. O que tem de ser tem muita força.


Tem uma boa noite!

Bart Simpson said...

o Tromba Rija...
(saudades)

Badalo said...

Deste-me uma boa ideia para um poster. Esta coisa da cidadania é um tanto pantanosa, uh-lá-lá se é... Veremos... ;-)

Alberto Oliveira said...

Aquela mulher não se cala! Estive a falar até agora com a minha prima do Canadá!!Podes crer!!

Onde é que nós íamos?...ah! na questão do nosso lugar na cidadania. Lá vou a correr buscar o mapa. Não te vás embora!

Alberto Oliveira said...

(quatro horas depois de intensas buscas)

É pá! fanaram-me o mapa!! Tem de ficar para outra ocasião.

Kisses.

SpiritMan aka BacardiMan said...

Hora da publicidade gastronómica?

Ok Moodzinha!!! Não esperava...
Já agora, há outros pela zona... Cesteiro, Casarão, tudo nesta zona de leiria, onde vivo 3 dias, e em seguida vai ao Bar Fich! Ou em Viseu onde vivo 1 dia... experimenta por exemplo o Cortiço mesmo no centro, ou o belo restaurante da bela aldeia recuperada nos arredores de Viseu - a aldeia de Póvoa Dão!! E em seguida vai ao bar Água Benta e depois à Day After!!

Acabou a hora da publicidade gastronómica!!

Bjs mixed by Whisky Jamson 12 anos!

W. said...

No meio de tantos, escolheram logo o que tem mais fama que proveito... Mas é normal que vocês (os lisboetas) fiquem admirados, cá come-se mesmo bem!

manhã said...

Portugal tem muitos verbos de encher, mas também tem cá umas iguarias! Senhores!

Pyny said...

O post é sobre uma "visita" com propósitos gastronómicos ou esse é apenas um disfarce para o verdadeiro tema?:P Agora existe tromba rija em Lisboa, nas docas, em frente ao IADE!!! Nunca fui, mas sempre me dizem lindamente! Então eu que sou, digamos, bastante dado a petiscos:P

Joana said...

qu e maravilha! o tromba rija!
Eu que sou da zona, um dia levo-te a dois restaurantes em Tomar que produzem igual efeito nas papilas gustativas do mais comum mortal!
:P
eh eh eh eh eh eh

Joana said...

Quanto à % do Tocinho do Céu recuso-me a comentar...
Votem peixinhos da horta que é o que está a dar!

Legivel, desta vez não tens razão.

Alberto Oliveira said...

VIVA O TOUCINHO DO CÉU E A QUEM O APOIAR!!

NEM MAIS UM TOUCINHO DO CÉU PARA O IRAQUE!!

Joana:
Tás do lado errado da barricada. Por falar em barricada...Lembrei-me de "barricas de ovos" de "papos d´anjo"!!!! Já me lambo....
E a dona do blog deve estar a gozar dos rendimentos...Deve estar de férias...

Joana said...

E-LÁ!!! que caixa de comentários mai linda!!! :) De facto chego à conclusão que os comentadores é que fazem os blogs...e eu tenho um carinho especial pelos 'meus' (detesto pronomes possessivos mas sinto-vos um cadinho assim :) )
Queria responder a cada, talvez já vá tarde mas enfim...
é muito giro ver que pelos vistos andamos todos pelos mesmos lados, obrigada pelas sugestões, desabafos e partilhas gastronómicas :)
Nfr: Xô guarda, eu bim à pendura... ;)
Bart Simpson: também eu e estive lá ainda este fds :)
Badalo: Coisa boa. é giro como nos vamos inspirando uns aos outros... :)
Mr: Uiiii...e a discussão que isso dava agora ! heheheh :)
Winters: é preciso é não ser fundamentalista! Acho isso tudo muito saudável...isso e aquele queijo cheddar delicioso que eles põem nos hamburgers. Sim, sou vegetariana...mas uma muito hipócrita ;)
Obrigada pelos toucinhos do céu Legível...tu é que és um doce pá! :D Espero que a tua prima esteja de boa saúde e que já tenhas comprado outro mapa!!Nunca se sabe quando vai ser preciso, e não havendo GPS faz sempre falta:)
Obrigada também pelos peixinhos da horta Joaninha. Também costumo ir muita vez a Tomar....agradeço a tua oferta de tour gastronómico. Quem sabe um dia não combinamos mesmo? :)
Bacardiman/ B'zinho (mix de diminutivo de bacardiman com trocadilho de "vizinho da blogoesfera"): Obrigada pelas sugestões. Já tomei nota, és um querido. Black coffee& kisses servido by Joana
W, entretanto já tomei nota de outros que tenho de conhecer. Leiria além de ser uma zona muito bonita é sem dúvida apelativa a nível gastronómico. Apeteceu lá voltar. :)
manhã,Portugal tem o seu charme único a todos os níveis :)
Pyny, pois há e eu fiquei extremamente satisfeita, devo dizê-lo :)
Beijão enoooooorme a todos

Nuno said...

Bem... já não vou ao "Trombas" há uns... vejamos... 5 ou 6 anos... mas tb, com o preço que aquilo é, não admira...
Obrigado pela visita... vou tentar vir aqui de vez em quando... ;)