10/12/05

Mais uma deliciosa das dela...

À beira de água na praia de Sesimbra observava com a minha avó os barcos que passavam cortando por segundos o horizonte. E cada vez que o nível da água subia vinha aquele fresquinhozinho glaciar que provoca uma dor aguda em tudo o que é ossinho do corpo e que me relembrava algumas noções acerca do sistema nervoso central. Isso e o sofrimento ao qual a velhota nos tinha condenado não preferindo uma casinha no algarve. Eu cá sou especímen de águas quentes. Água gelada para mim...só mesmo no copo; até porque para cuvettes bastam os meus pés e a má circulação que os caracteriza. Entende-se portanto que enfiar o meu frágil pézinho naquela água não é diferente de um encontro entre um icebergue e o Oceano atlântico.
Adiante. Neste cenário que nos assiste, eu debatendo-me contra a hipotermia, esforçava-me para o cérebro não congelar pelo menos o tempo necessário para ouvir a minha avó que -no alto dos seus 70 anos- continuava a conversa alheia à temperatura da água (não sei onde é que deixaram os moldes destas senhoras nossas avós)...

- Ai filha...estes barcos! As memórias que me trazem...
- Sério 'vó? (já de lábios roxos)
- Sabes que eu e o teu avô tivémos um barco...
- Sim. Lembro-me da mãe falar nisso e cheguei a ver fotos e tudo, e...
De olhinhos azuis perdidos no horizonte, ar frágil e pequenino, interrompe-me como se não me tivesse ouvido sequer:
-...que loucura. Muita vez nós fizémos amor dentro daquele barco. Era cada tourada (rindo)!!!!
-...er...Glup! er....VÓOOooo??!!!!

16 comments:

Tiny Score said...

Eh lá.. segundo primeiro comentário consecutivo (deixa cá ler a ver se escrevi bem... tá)

Inicio de post bastante poético... até ao ossinho :)

Água fria também não é comigo, consigo ir umas férias inteiras, diáriamente à praia e não tocar uma unica vez na água. às vezes só de olhar pra ela dá-me arrepios...

Não sabia que já se faziam espectáculos tauromáticos em barcos

Deixa lá... a senhora foi levada pelas recordações... e boas
;)

Indibiduo said...

Ohh, e aqui no Norte??? Até as b... ficam do tamanho de azeitonas. Minga tudo!

As prais aqui, só mesmo para uns finitos no verão, e uns cafés e ler uns livros no inverno.

Agora, a tua bózinha queria apenas abrir-te os olhos para a bida moça!!!

Ai...

Beijinho esquimó

El Gordo said...

Ahhhhh ganda maluca.... a avó claro!!!

I Am No One said...

Detecto aí uma expressão do tipo : "...informação que não precisava de saber...".
Engraçado o texto, feliz a tua avó.*

Nelson Santos said...

Só podia ser em Sesimbra...

Badalo said...

hihihihihi, um beijinho especial para a tua avó! ;-)

Elora said...

Isso foi ela que bebeu água da Califórnia.

Alberto Oliveira said...

...não estou a gostar disto, não. Uma avó com conversas-com-bola-vermelha e o toucinho do céu a baixar na percentagem!

QUEREMOS MAIORIA ABSOLUTA!!!!

Joana said...

A àgua fria faz bem à pele, bem o frio no geral faz bem à pele... olha os tipos da Noruega por exemplo, têm uma pele sem rugas lisinha...
Quanto à tua vóvó digo-te que pode ter herdado a pele dos nórdicos, mas parece que não deixa de ser uma latina de "sangre caliente"!... como o devido respeito é claro!
Beijos

Joana said...

Ah! é verdade!

PEI-XI-NHOS PUM-PUM-PUM!
PEI-XI-NHOS PUM-PUM-PUM!
PEI-XI-NHOS PUM-PUM-PUM!

Joana said...

Beeem, ando a perder o ritmo de resposta aos vossos comentários loool. Obrigada pelos beijinhos e contribuições afins para a discussão acerca de água fria e feitios calientes.

:) Bjocas gandes a todos e para aqueles que se estreiam nestas caixinhas aqui do blog sejam imensamente bem vindos. é sempre bom 'ler' caras novas ;)

Nuno said...

Beeeeeeeem! Avós dessas não é todos os dias!!! ;)

João said...

Ah...as memórias...


LOL

Pyny said...

A partir de uma certa idade, o espírito torna-se mais agu(engra)çado!!! :P

R. said...

a gargalhada q soltei ao ler isto!! as avos nao param de surpreender!! =P tb tenho ka igual =P

Joana said...

Bom ver-vos rir comigo!.. :)