10/7/05

Vale a pena recordar

Nesse dia sinalizavam-se três anos do desaparecimento de Amália Rodrigues. Estava na faculdade e como é hábito entrei na tasquinha em alfama onde janto nos dias das aulas à noite. Cumprimentei o Sr. D. e sentei-me na mesa do costume, onde ele me trouxe o café que já sabia que eu iria pedir. Entre o primeiro golo e as notícias de abertura do telejornal o olhar fugiu-me para um senhor à minha frente. Como dizê-lo sem cair em estereótipos estigmatizantes?!...Bom, era um bêbado de alfama. Parecia perdido entre o cigarro já 'beatificado' e o copinho de vinho sobre a mesa; e a bebedeira parecia tão antiga que suponho que já tivesse perdido inclusivé a validade. O pescoço de controle desinteressado e a sonolência pareciam confirmar uma postura já muito consistente nesta vida.
As notícias roubaram de novo a minha atenção e o pivot continuava:

"- ...o desaparecimento dessa grande diva do fado que foi Amália Rodrigues"

De repente a minha visão periférica detecta movimento súbito no corpo até então inerte do senhor. Parecia ter sido atingido por um raio invisível. Os olhos encheram-se de comoção raivosa e numa indignação desesperada a rasar no choro diz lá do alto da sua consternação:

-" ENTÃO A AMÁLIA MORREU E SÓ AGOOORA É QUE DIZEMMMMMMMMM???!!"


Andaria bêbado há três anos?!!

13 comments:

Badalo said...

Com a devida vénia, proponho-me sugerir uma resposta à pergunta de retórica: "Como dizê-lo sem cair em estereótipos estigmatizantes?!"

- Simples mas nobre concidadão, agastado após um longo dia de árdua labuta, sucumbindo já em face dos ligeiros tragos de bebida energética/calórica ingerida a fim de garantir o regresso a casa sobre os seus próprios membros inferiores...

:D
TLÓING!

manhã said...

Alfama caramba! Amália, um copito de vinho. Perfect!

Joana said...

Esta tá muita boa!
:P
loooollllooolll
É o que faz o alcool, torca-nos as voltas! Será isso que os governantes destes país sofrem??

Bart Simpson said...

esteve, isso sim, embalsamado por uns tempos...

Pyny said...

Como e que e possivbel? lol tem a sua graça sim senhor eheeh

El Gordo said...

Caso típico de recordação súbita... é mais ou menos o contrário de bater com a "cabeçorra" num poste e ficar "sem"memória... eh eh eh

Alberto Oliveira said...

«Por acaso conheço essa tasquinha! Por acaso costumo lá ir beber o meu copinho pra esquecer as coisas da vida. Por acaso qundo o Pivot (desse nunca ouvi falar como da Dona Amália...)deu essa notícia, eu estava lá! E finalmente -e não foi por acaso, fui eu que disse "Então a Amália morreu e só agora é que dizem?!. E daí? Qual é o teu espanto?!...de não me terem avisado a tempo???»

RDS said...

Por acaso esse senhor não se chamava Qualquer coisa Peseiro pois não?

É que se sim, ficava muita coisa explicada

I Am No One said...

As bebedeiras têm essa vantagem de passar de dia para dia assim como as histórias passam de boca em boca, é engraçada as surpresas que as bebedeiras nos pregam...:s

Alberto Oliveira said...

Eu votei no TOUCINHO DO CÉU e não me arrependi!!
Quando morrer já sei para onde vou!! (junto com as meninas boas...).



PS:
Espero que a justiça divina não me castigue com estas bocas; mas se aquilo "lá por cima" anda igual aos tribunais lusitanos...tou safo.

Tiny Score said...

O QUÊ?!?! A Amália morreu ??!!??
Não pode...

Diego Armés said...

Eu não acredito que tu também jantas na Sardinha... Oh, valha-me S. Hendrix, como este mundo é pequeno!...

R. said...

=| no comments...