2/14/06

Pensamentos à solta...

Isto do dia dos namorados dá que pensar. Não muito. Mas o suficiente para um post. Ocorrem-me algumas ideias:

Talvez neste dia se denuncie (no limite, é certo) aquela velha questão da impossibilidade da amizade entre um homem e uma mulher nos mesmos termos de isenção em que se desenrola uma amizade entre indivíduos do mesmo sexo. Parafraseando esse mestre descodificador da psiqué masculina: "Os homens, nas relações de amizade com as mulheres e mesmo de uma forma subconsciente, precisam acreditar que há sempre uma possibilidade, por mais remota ou disparatada que ela seja, de um dia virem a ter algo muito pouco platónico, com ela", Bidé in Leituras de casa de banho. Nunca tinha acreditado verdadeiramente nisto...[e não me refiro a ler no wc]...até uma certa conversa com um amigo meu:

- Epá...isso da amizade entre homens e mulheres...não sei. Acho difícil...
- Óh! Então queres maior exemplo que nós os dois? Não somos só amigos?!
- Pá...ya. Pelo menos eu tenho tentado.

Aquilo fez-me questionar e coçar longamente o nariz. E hoje, dia destinado aos festejos do cupido, pondero que se de facto fosse possível uma amizade asséptica e assexuada entre homens e mulheres não haveria pudor algum em combinar um café inocente, supostamente tão inócuo neste dia como nos restantes. Porque é que haverá então tanto constrangimento nisto? E digo 'pondero' apenas porque no fundo ainda acredito que tal seja possível. Nem que seja porque tenho cerca de oito grandes amigos-homens e é demasiado angustiante acreditar que olham para mim ou para as nossas amigas comuns de outra forma que não aquela com que os encaramos a eles. Mas não deixo de questionar...não deixo de questionar a regra que existe para além das excepções.
(E persisto em divagações) No dia de S. Valentim, mais do que a triste constantação de que há casais que só se namoram e mimam com a mesma periodicidade com que festejamos o nascimento do menino jesus, revolta-me pensar nesse outro fenómeno paralelo: o fenómeno do 'encalhado'. O encalhado é o gajo que se rebela na sua condição de pessoa solteira mas não o admite. Normalmente neste dia, mais ainda que nos outros 360 e tal, olha com desdém qualquer troca de carinho e corta na casaca de todos os amigos que já casaram ou se amigaram de alguém. Pior ainda se estes de facto estiverem felizes. Normalmente o encalhado ou encalhada escolhe o dia dos namorados para jantar com outros, igualmente encalhados, convencidos que estão de que a sua condição é a melhor de todas. São facilmente desmascarados pelos espaços nocturnos onde escolhem terminar as noites e pelas bebedeiras intimistas que apanham para 'aquecer os seus pés frios'. O encalhado irrita... mais ainda do que aqueles namorados chatos que abusam dos diminutivos queridinhos. O encalhado irrita sobretudo quando se organiza e marca jantares no dia 14 de fevereiro.

Por último, ocorre-me ainda que, com toda a legitimidade que tem comemorar o amor, a implantação da república, o dia da mulher, o dia da criança, o dia da luta contra a Sida, o dia Europeu sem carros, o dia de todos os Santos, o dia do voluntariado, o dia de natal, o dia mundial sem tabaco (recupero o fôlego)...começa a ser refrescante a ideia dos dias em que não se comemora nem se homenageia rigorosamente nada...e que se VIVE apenas (e respiro fundo)

12 comments:

Fuazona said...

Olha! e não é que eu sou encalhada, e convidei outros tantos encalhados para jantar em minha casa? E depois fomos todos tomar café e pensar numa maneira de desencalharmos com classe e sem dar nas vistas? Só não dissemos mal de quem já desencalhou... Falhei essa parte, mas para o ano vou esmerar-me, e parafraseando um velhote qualquer, ceguinha seja eu!

Isso torna-me detestavel a teus olhos? ;O

Cool said...

Pois é, isto dos para festejar determinaid acontecimento (não querendo espicificar...só para não ficar sem folego) dá-nos sempre que pensar, nem que sejam por dois motivos, os de o dia ter algo a ver connosco, ou o dia não ter algo a ver connosco...
Em relação ao 14/Fev, bom, é um dias para os desencalhados, quanto aos encalhados...bom eles têm á sua frente um sem fim de possibilidades que os desencalhados não têm, o contrário tb acontece, por isso não vale a pena desesperar...

W. said...

Eu sou encalhado... Mas ontem fiquei em casa sugadito! Também sou detestável?

Ana, Dona do Café said...

Eu ca nao festejei nada, nao fiz nadinha diferente...ok, ate fiz, um post estupido como tudo no meu blog, foi o meu manifesto relativo ao dia.
A teoria dos encalhados está brilhante :P

e pronto, beijinho

ps- nao sabia mesmo o que dizer,normalmente venho aqui ao blog dar uma espreitadela de vez em quando; hoje calhou dizer qq coisa e não é que saiu mesmo um comentário "qq coisa"? estou doente cheia de tosse, strepsils, ilvico em cima... não dá pa mais :p
Mas ainda me sobra uma réstia de lucidez para te parabenizar pelo blog, q adoro ler :)

Indibiduo said...

Aiii, Vá, desta vez, fiquei confuso! Não consegui perceber essa tua "revolta interior". A parte da amizade dos homens, entendo e compreendo ambas as partes, pois tenho 2 amiags fantásticas que as trato como se homens fosse(e não são lésbicas) como há outras que.... esfff, ahhh, é melhor ir embora!
O dia 14, é uma maneira de gastar mais uns trocos. o amor é para se demonstrar todos os dis...

Beijinho esquimó!

SpiritMan aka BacardiMan said...

Quanto à cena da madonna, dizia-lhe que a considero a diva e fonte da pop moderna, claro não esqueçendo as deusas africanas do funky onde toda a madonna e mamadona assenta... lol lol, e neste sentido mandava-a apanhar sol, por fora apenas, pois por dentro acho que já tem q.b.

Quanto ao teu post... Borderthing's... Borderline!!

(Borderline é também uma música da madonna, a minha preferida)

É portanto um post borderline mixado por projecções e falsos neuroticismos!!! Mais adaptado pareceu-me mesmo a parte final, pois afinal... 60% é, ou somos quase todos, border!

Cumpri. mixed by Jameson 12 anos!

mfc said...

Quando trabalhei como professor, deparei-me com a inexistência de tempos livres que tinha; as efemérides davam-me cabo do programa: S. Martinho, Natal; Carnaval, dia da mãe Páscoa, dia do pai. E mais aqueles pequenos que nós mald amos conta.

Mas pior que o dia dos namorados, aquele que realmente mexe comigo e me irrita: o dia das mulheres! Haverá dia mais rebaixador da condição humana, quer seja ela feminina ou masculina?

Badalo said...

Há várias situações em que um homem é amigo de uma mulher e não lhe chega a passar pela cabeça espreitar a oportunidade de amassar uma capa de edredão com ela, a saber:

a) O homem é homossexual;

b) a mulher é um estafermo com ar de boliviana de meter nojo aos cães (para parafrasear o José Vilhena numa expressão que sempre me deu para rir);

c) a mulher é prima dele (não é universal - há casos documentados em que isso não foi óbice).

Quanto aos encalhados apreciei sobretudo a noção doutrinária, que é sempre de louvar.

No que respeita ao dia 14 de Fevereiro, creio - contrariamente à ideia vertida na parte final do teu, aliás belíssimo, post - que faz falta implantar o dia de St.ª Valentina, ou assim, que é pata passar a existir um dia das namoradas também... :D

Diego Armés said...

Hummmm...

Joana said...

Este ano, descobri que toda a gente que me rodeia afirma peremptóriamente que "Não gosto do dia dos namorados" e remata "dia dos namorados é todos os dias".
Acho que ainda vai fazendo algum bem celebrar algumas datas, por mais superficiais ou nhónhós que sejam, pelo menos celebra-se, comemora-se, partilha-se algo que é bonito. - acho eu.

Sim... e é bem verdade! O dia em que se VIVE apenas é o sempre o mais desafiante de todos.

bjs

Bill said...

Acho que o amor está na moda. Pelo menos é o que me dizem os anuncios de qualquer marca de telemoveis.

El Gordo said...

Eu realmente não acredito muito nessa de "amizades puras" entre Homens e Mulheres, mas temos excepções, (quando elas namoram com um irmão nosso, ou com um grande amigo, ou em outras situações dentro do género), ai sim, pode-se olhar para uma Mulher apenas e só como amiga, agora todas as outras... não sei, acaba por existir mais tarde ou mais cedo a têndencia de acabar numa cama... e a amizade até continua, e até é saudavel, mas a carne é fraca, e porque não, olha que raio!!!