12/2/05

Carta a quem tiver pachorra para me ler acerca da criação do ' Mas isto é o da Joana ou Quê?!!! Epá...por acaso até é.' Desafio blogueiro no final.

Desde já me desculpem a colagem a esse célebre títalo da nossa literatura ‘Carta a Adolfo Casais Monteiro acerca da criação dos Heterónimos’ por Fernando Pessoa mas isto de arranjar títulos anda pela hora da morte e o meu dealer habitual no mercado negro anda há muito engripado e desaparecido. Coitado. Eu sempre lhe disse que andar nas esquinas e ruelas de Lisboa a vender escrita dos trezentos a plagiadores não lhe ia dar muita saúde. ‘Ainda por cima o Inverno anda aí’- Disse-lhe eu. E acrescentei ‘ó Margarida, porque é que não te deixas desta vida e publicas umas coisinhas? Assim como assim, ninguém há-de reparar’ Isto já foi há uns tempos e o que é certo é que nunca mais a vi. Desde então tive que levar com uma tal de Ictalina (é o nome dela). Mas não gosto tanto do estilo. Falta muito. Está sempre doente. E com fornecedores assim, um blog não anda para a frente, bem entendido. Enfim o tráfico de escrita está a dar as últimas. Qualquer dia alguns de nós na blogoesfera terão de começar a pensar a sério em escrever coisas originais.

Mas já me alonguei. Acerca da génese deste Blog: julgo que tudo terá começado andava eu ainda fraldas meu querido leitor. Diz a minha progenitora que era frequente no alto do meu andar desengonçado e tropejante exclamar em ar afirmativo ‘Não pode ser!!’. Três anos e já tão mau feitio. Enfim, isso...as pernas tortas e o pé-chato não contribuíam para andar bem disposta. Aposto que era o orgulho dos meus paizinhos apesar de tudo. E não, não lhes vou atribuir a responsabilidade genética. Coitados. Não. Já então era visível que o mérito era todo meu.[ Pausa considerável para entrar batatada entre Behavioristas e Inatistas na caixa de comentários] Depois cresci e sucederem-se vocalizações com elaborações cognitivas subjacentes já mais elaboradas como o ‘Hunf!’, ‘Pois pois’, ‘Está-se mesmo a ver’ e uma que me é particularmente querida mas que infelizmente caiu na boca de toda a gente da pior forma que é o ‘É que é já a seguir. mãe!’. Esta grande tirada surgiu na fase pós-púbere quando os meus pais perguntavam ‘Já vais sair???!!!...E quando é que vens?’ E eu lá respondia. Mas não se consegue enganar os pais muito tempo, nem que seja porque são eles que pagam a mesada...ou não.

Fiz tudo aquilo que por norma não é imputável ao sexo feminino num jardim infantil: puxei namorados abaixo do metro e meio pelas orelhas, não acatava um único desaforo feito a quem me era próximo. Ainda me lembro aliás da rotação de 480º graus que uma estalada minha provocou a uma colega que se atreveu a morder gratuitamente as bochechas à minha prima. Alto lá! Na minha prima só eu é que mordo!! Andei à pancada com rapazes no liceu. E digo pancada porque foi o que levei e o que dei de volta, sem tirar nem pôr. Ao contrário do que se possa pensar as raparigas não batem à chapada. Isso é só para despistar vítimas mais desatentas. Por norma envolve mesmo um punho fechado...e muito anel. Sobretudo quando houve alguém que avançou a mão para onde não devia. Seguiram-se anos de uso intenso de aparelho nos dentes. Mas hoje não se nota.

O que é curioso nisto é que cresci e tornei-me na criatura mais não-violenta que pode existir. Tenho aliás um fundo profundamente pacífico que resvala quase na cena zen. Não curto especialmente campaínhas, o laranja não me favorece e tenho cabelo comprido. Mas fora isso é igual. E julgo que este canto na blogoesfera é apenas a materialização de um lado mais mordaz e aguçado que contribui para manter o espírito crítico mas que não precisa de passar pela frontalidade física para se impôr. Em última análise acho que o crescimento e a boa formação pessoal é um pouco isto também: a passagem ao acto dar lugar à elaboração e digestão cognitiva daquilo que nos chateia cumá merda!!! De facto, este é o único espaço onde me presto a refilar sem olhar a consequências. E é tão bom, c’o a breca!!

Deste modo, venho promover uma iniciativa pela primeira vez neste blog para sinalizar o quase 1º Aniversário do "...da Joana": está aberto o conluio para encontrar o post mais rabujento. É o vale-tudo da escrita minha gente!!! Só não vale arrancar olhos e usar do mau gosto! Durante umas quantas linhas (cujo limite deverá ser as 30) a regra é a catarse pura da rabujice. Nos próximos dias deverão enviar os vossos textos via e-mail para comeawaywithme@sapo.pt . Os sete posts mais inspirados serão publicados durante a semana da ‘Rabujice gratuita mas minimamente inteligente’ que decorrerá durante a segunda semana de Dezembro. Acho que é a forma mais bonita de preparar a chegada do Senhor aos nossos corações nesta época que antecede as festas: há que exorcizar o mau feitio antes da confissão para a missa do Galo. Toda a gente sabe aliás que que aquela história do sétimo dia da criação do mundo é uma perfeita treta. Qual descansou qual quê! Ao sétimo dia Deus olhou para a sua criação...e refilou.

Os posts serão sujeitos a votação através do polhost e o 'vencedor' -esse título tão badalhoco- ganha uma menção honrosa meramente sentimental sob o título ‘Eu fui rabujento em dezembro de 2004’. Atempadamente roubarei uma imagem na net de um rolo da massa para conceptualizar melhor a coisa. Não há prémios e os vossos blogs não serão mais visitados por isso. Provavelmente perderão leitores. Mas vai dar um gozo danado. E estar na blogoesfera é apenas isso mesmo. Por isso, sintam desde já a vossa 'refilice' acolhida no seio deste blog.

Atenciosamente e sem mais...HUNF!


10 comments:

[0-0] said...

mas.. que grande ideia, quem a terá tido inicialmente, tendo tu depois copiado!!?!?! sim, porque não aredito que tenha sido essa linda cabeça, (cujo o laranja até não fica nada bem) a pensar nesta bela ideia sozinha!! Por isso, e caso me venha (er.. a inspiração!!!) conta com o meu texto. um beijo para ti.

SpiritMan aka BacardiMan said...

Bom, nunca tinha lido um post tão longo... e numa letrinha tão pequenina... só isto já quase me dá cabo dos nervos, até porque também nasci torto no sentido literal que referes... ! Lolol!!!

Gostei do post e das incursões pela psico!! Mas não gostas de laranja? Ai essa psique!!! Espero que ao menos gostes da Laranja Mecânica!!! Lolol!!!!

É pá, li tanto que até parece que as ideias prévias que tinha pra um bom comentário desapareceram... Lolol


Tá-se bem!!!

Bjs mixed by Jameson 12 anos!!!

Anonymous said...

Ainda estou a chorar de tanto rir com este post maravilhoso!
Como nunca fui assim muito a puxar para o rabujento, não vou participar no concurso!

Beijokinhas grandes

W. said...

Dava mais jeito ser o rabujas de Dezembro de 2005... É que a minha máquina do tempo está na revisão dos 10000 anos! Vou começar a escrever, até já!

Pyny said...

Eu não vou poder participar, peço desculpa mas não sou rabujento!! :P LESTE BEM?? POIS, espero bem que sim! lol

Indibiduo said...

Hehe depois não digas que sou rabujento...

Beijinho esquimó

I Am No One said...

Brilhante... Se quando acordar amanhã me lembrar de escrever pode ser que te mande alguma coisa de jeito...:)

Diego Armés said...

Tretas... quem disse que vale a pena escrever sobre a rabujice?! Que ideia mais triste... duh...

Oneres said...

oi! isso da granda birra, do texto mega rabujento... isso é mal... é mal... pq eu escrevo, escrevo, e penso sempre que posso fazer melhor...
e o tema... desde marocas só Aires... a xutinhos .... a 32 horas de trabalho entre sexta ás 9 da manhã e sabado ás 23.59... ao Castelo Branco e a sua capacidade de denegrir a raça humana... á primeira companhia... ao bochechas e à pretensa agressão que sofreu...

tou confuso... mas pelo sim, pelo não, escrevi sobre os xutinhos no meu blog... e tou de birra para mandar por mail... ok... ja que insistes... embora ache que estou fora do prazo...

Joana said...

OI!
Já está o texto rabujento no teu mail!
Have fun!