7/31/05

Memo interno:a gerência vai de férias



E depois de um ano de intensa labuta lá vai o da Joana rumo a essa meca turística para tantos estrangeiros: o Algarve. Mmmmmmmmmmmmmmmm...Fériaaaaaaas...Não pensar em horários, poder andar descalça todo o tempo; comer todas as ameijoas e petiscos similares que me apetecer acompanhados de vinho branco ou verde estupidamente gelado; o cansaço dos finais de dia de praia; as noitadas com os amigos....ai, Coisa boa!!!
Mas não podia deixar de agradecer aos meus queridos e persistentes leitores as visitas ao longo dos últimos meses. Vocês são todos uma cambada de queridos...e assim. Para aqueles que ficam em trabalho a minha profunda solidariedade, para aqueles que vão arrastar o rabo até uma praia qualquer...curtam que nem uns animais, que é para isso que serve o verão! Há que incutir o caos no sistema- o de sermos tratados que nem animais os restantes 11 meses do ano. Para aqueles que vão até aos festivais, aproveitem bem. Este ano não, mas no próximo lá estarei!
Vou sentir saudades vossas. Juro!
No entanto tenho a sublinhar três vectores que terão de mudar a partir do momento em que vier de Férias. E se puderem, AJUDEM-ME!!!


Primeiros: Alguém faça entender os Senhorzinhos do departamento de marketing e Publicidade da revista Selecções do Reader’s Digest que eu não faço parte do seu público-alvo, nunca farei e que qualquer tentativa para inverter a situação actual sairá frustrada. Apanhar-me não passa pelas "piadas da caserna" nem "flagrantes da vida real"; muito menos por aqueles livros condensados, que jazem em todas as cristaleiras das casas portuguesas. Não será certamente também pelos brindes ranhosos nem pelos carros e viagens que saem a toda a gente no planeta menos a nós, nem pelos livros com peso médio de 10 kgs cuja única utilidade é servir para equilibrar estantes mancas, onde estão os livros a sério.

Segundos: Ao meu fã stalker*, por favor que páre de me encher a caixa de email com fotos em pelota. Eu acredito que uma carreira nos Chippendales lhe dê alguma nostalgia mas eu NÃO gosto de homens oferecidos, demasiado musculados e com mau gosto para roupa interior!! Para além disso aquelas ameaças escritas com letrinhas de recorte de jornal saíram de moda juntamente com os thrillers da década de 90. Se me quer perseguir ao menos que seja com irreverência. Diga que eu escrevo mal e que merecia a forca por isso. Isso sim é aceitável! Fora isso não me faça perder tempo.

Terceiros e últimos, que isto já vai longo: Começo a ficar também um bocado farta dos senhores da cadeia Pingo Doce e de me mandarem todas as semanas àquele sítio do costume. É que é demais, irra!! Qualquer dia entro por ali dentro e à primeira funcionária enjoada que encontrar:


- vai tuuuu!!...


...Porque eu... VOU DE FÉRIAS!!!!

; )



* indivíduo de perfil obsesssivo que se caracteriza por comportamento desadequado e persecutório em relação a figuras públicas, celebridades e/ou indivíduos de sucesso...que neste caso seria eu, se fosse esse o caso.

Atenção: Fumar pode provocar problemas de coração.Consulte o seu farmacêutico.

Uma amiga minha apaixonou-se por um não-fumador. Eu sei...eu sei o que estão a pensar e disse-lhe precisamente o mesmo: " Temos que aceitar cada um tal como é". Mas mais do que isso, ela até se quis converter. No outro dia teve vai-não-vai para, depois de uma pastilha daquelas que desbravam as vias respiratórias, chegar-se ao ouvido dele e dizer-lhe em surdina mentolada:

- "Hoje foi o meu último dia como fumadora. Quero continuar a perder o fôlego...mas só contigo."


Será que tenho alguma hipótese?!... cof cof...ELA...ELA...será que ELA tem alguma hipótese?!

7/29/05

Tou que nem posso com esta panóplia de águas com gás. É fruta a mais...!!!!

A água do Luso sempre esteve presente na minha casa. É um ícone de credibilidade e frescura na minha vida. A marca Luso cheira a referência cultural da mesma forma que o azeite Gallo, aquele que anda a cantar desde 1917 (o pobrezinho! Ainda nós nos queixamos da nossa idade de reforma!).

Quem não se lembra de deixar o aparelho dos dentes no copo de água enquanto almoçava na cantina?? Quem não visitou o luso nas viagens de liceu? Quem não andou nos "melos" na parte de trás do autocarro, tanta vez iniciados em partilhas inocentes como "Tenho tanta sede. Dás-me um golinho da tua?"
Enfim...eu não. Mas sei que acontecia aos outros.

E agora venderam-se!!...os porcos! Ele é limão, morango e agora o golpe final...uma água com gás que sabe a goiaba-lima. Eu repito: UMA ÁGUA...COM GÁS...QUE SABE A GOI-A-BA E LI-MA!!!! Mas o que é isto, ó diabo???!!!! [...Neste espaço constava originalmente um convite ao gestor de produto para enfiar as ditas frutas onde mais sentisse necessidade. A gerência achou melhor retirá-lo atempadamente, n fosse alguém fechar-me aqui o estaminé]

Água q' é água só pode (no máximo!!) saber a ferro ou lixívia (caso seja água del cano) ou então a cloro (se for da piscina). E olha lá..! E não adianta tentarem mudar o posicionamento da marca e torná-la uma coisa divertidinha e colorida. Água com gás não é para ser comentada com a amiga na esplanada: "-ah!...tão fofinha. E os moranguinhos no rótulo? Tão fofinhos!" Não!
A água com gás tem o seu ritual! A água com gás é para acalmar a azia depois de um almoço violento de 4 horas à mesa. A água com gás é para ser levada pela amiga até ao wc onde estamos a vomitar as entranhas para acalmar uma bebedeira monstra. A água com gás é um bem maior, é um arquétipo!.... Eu nem sequer gosto de água com gás... mas co'a breca...tenho os meus valores, e é assim que funciona. É e sempre será.

Água com gás q'é água com gás... sabe mal como à m### e faz arrotar!! Ponto! E mais do que isso já é água "frutinha".


O amor, o futebol e as massagens

Um querido amigo meu apaixonou-se loucamente por uma massagista. Bom, podia ser bem pior-pensei- podia ser uma psicóloga. Podia ser pior-pensou ele- podia ser actriz. Podia ser pior-pensa o querido leitor- podia ser uma bloguista.

A coisa está de tal ordem que ia jurar que o ouvi ronronar da última vez que me falava das mãos prendadas desta ninfa. Ainda lhe perguntei se seria catarro, mas depois lembrei-me que ele não fuma. Fico contente por ele, o sortudo. Eu quando tenho dores nas costas, fico na mesma com elas. Infelizmente não há ninguém que me consiga desfazer os nódulos que se esconderam estrategicamente debaixo da minha omoplata em jeito de provocação e que acumulam todo o tipo de merdas que não me saem pela boca fora no dia-a-dia, mantendo aquele equilíbrio homeostásico que permite aos amigos dizer: 'Ah, porque tu és muita calminha, nunca vi ...e tal...e és a pessoa mais espantosa na face da terra...e eu se ganhasse o Euro milhões eras a primeira pessoa com quem eu dividia o prémio e... o quê ainda tás solteira?? e ainda dizem que as melhores estão todas apanhadas!!"...e pardais ao ninho.

Pois...
Voltemos à vaca fria:

Mas isto tudo para dizer que a tal criatura com mãos quase-divinas e que fez disparar o coração deste meu amigo vai ser contratada para um clube de futebol aí da praça. Dizia-me ele ontem, antevendo o seu futuro, que já se estava a ver nos jogos: o único num estádio inteiro que só se levanta para aplaudir e assobiar descontroladamente quando há lesões em campo.

Os homens quando se apaixonam ficam subitamente mais cómicos...

7/26/05

Olha quem quinou ontem!!!...OU A Necrologia

MELGA
FALECEU


Seus filhos, nora, genro, esposa, sobrinhos, netos, bisnetos e restante família participam o falecimento deste seu ente querido.
Tinha cara de parva, mas era uma boa melga.
Vai deixar saudades.
Assim cumpre-se o doloroso dever de comunicar que o velório será realizado esta noite junto à parede mestra da sala onde foi esborrachada pela última vez (pela 18ª vez).


A funerária Fia-te-na-virgem-e-não-corras
Porque nós...Pensamos em si!


7/24/05

Ó PAAAAAAAAAAAAA-iiiiiiii !!!

O Senhor meu pai trancou-me ontem, em gesto quase-mecânico, no meu quarto!
Posto isto, pergunto-me: será que ele já está desconfiado -mesmo que a um nível subconsciente- que me tornei uma mulher adulta???...
Em todo caso achei melhor fazer logo ali uma birra e atirar-me para o chão por um chupa-chupa verde da 'mouro'. E não vá o diabo tecê-las, tão cedo não volto a pedir para levar o carro...

7/22/05

Pelo amor à arte...

Já andava há muito tempo para comprar o ‘Dummy’ de Portishead. Uma grave lacuna na minha discografia! De tal modo que ao procurar um cd para oferecer foi incontornável namorar a dita caixinha e levá-la até ao ponto de escuta para me deliciar um bocadinho ("My precioooooous!") :

- Boa tarde, queria ouvir este cd por favor!
- Esse? Ó...isso nem vale a pena ouvir...é muito bom mesmo.
- Pois...é verdade.
- Uiii! Esse é dos tais que é perigoso...heheheh....cuidado com a companhia quando o ouvir! É muuito perigoso.

Devo dizer que acho mesquinho, diria até maquiavélico, por parte da Fnac contratar para funcionários indivíduos jovens, bonitos, solícitos, charmosos, simpáticos, de olhos azuis e quê...e, pior que tudo, com bom gosto e cultura musical, no atendimento. É que além de ser uma pessoa doente (afinal de contas, até sou asmática) não tenho carteira para isto. Saí de lá não só com o cd para a minha amiga, como o de Portishead e... o ‘Still life’ de Perry Blake.

Perverso...muito perverso! Tenho a certeza que nos E.U.A. haveria forma de os processar por isto...Dop!

7/21/05

Acho muito bem...acho , sim senhor!

E quem fala assim...

7/20/05

Psssssssssssssssst...(bolas!Ganda melga!)

Psssst!...Pssst! Sim, tu aí!!...
Seu insecto chupista de segunda categoria. O que tu querias sei eu...pois....tu querias é ser vespa...minha recalcada de ferrão pequeno!! Hein?? ...Gostaste da ferroada?? HUM??...minha traça frustrada com crise de identidade...DÓI NÃO DÓI????!!!
Deve ser pois...isso e pesquisares imagens plo teu nome no google e aparecer a fronha do George Bush!!! DÓI NÃO DÓÓÓÓÓÓÓÓI!!!!????
E DESDE JÁ TE AVISO...se te volto a apanhar nas imediações do meu quarto faço-ta folha com o chinelo...a ti, à tua mulher, aos teus filhos, aos teus sobrinhos, à tua sogra, aos teus tios, aos teus primos...1º/2º e 3 grau, e a essa gente nojentinha com quem costumas andar...e... e a todos de quem tu gostas nessa tua vida miserável de insecto!!!!!!!! PIOR... hei-de fazê-la tão bem que há-de parecer acidente!!! UUUUps!!!
O que tu queres sei eu...o que tu queres é que eu te entale contra a parede e te esborrache por trás enquanto te chamo nomes...eu bem sei. Mas eu sou paciente...
UÁ-ÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ...-Á...-Á!

(Deixem-na pousar! hehehe)

7/16/05

Mais um prá rúbrica..."Tudo o que é pequenino é lindo"...rúbrica essa, inaugurada..bom... agora! Posted by Picasa



foto: suricata bebé

7/13/05

Eles sabem tão bem como fazê-la...

Estimada,

Venho por este meio solicitar a sua graciosa companhia para esta noite para drink&joint a dois algures por baixo do luar.

Desejoso de escutar notícias suas,


E vocês...algum convite que valha a pena partilhar?? (ou não e partilhem na mesma)..

7/11/05

Irreais da vida real...

Ia eu à minha vidinha ou seja prá folia de fim de semana quando a bem do intervalinho para xixi, café e cigarros se entendeu parar em Aveiras.

- Boa tarde, um café e uma água por favor.
- O café posso dar-lhe aqui mas para a água tem de ir dar a volta...

- Hum??...

Desviei o olhar, incrédula, estudando a logística de serviço e pagamento daquele estabelecimento. O que a funcionária me estava a dizer é que apesar de a montra das águas, máquina do café e caixa registadora estar tudo à distância do seu bracinho e portanto no seu perímetro imediato de alcance, eu teria de ir dar a volta, entrar no corredor do self service para poder tirar uma garrafita que só por acaso estava paredes meias com a caixa onde eu teria inevitavelmente de pagar os dois artigos...que também só por acaso era caixa única, e ainda por curioso que possa parecer era exactamente ao lado do ponto A onde começou esta história recambolesca ou seja, o balcão do café. Está o leitor a visualizar quase-cinéfilamente o ridículo desta situação?
Bom... a Srª deu-me o café e eu dei um passito para o meu lado direito deslizando pouco mais que a distância de um pé paralelamente ao balcão, ficando agora exac-ta-men-te em frente à caixa de pagamento.


- Então e agora?...não se importa que eu pague tudo junto e dá-me já a água?

E a senhora de tímida desenvoltura intelectual...(coitadinha)... responde em jeito simpático, autómato e anestesiado:

- Concerteza. Muito obrigada. Boa tarde.



A vida está chata e enlouquecedora...é certo!
Mas o que é se passa com a inteligência neste país?... Ficou trancadinha no wc em Aveiras???!!!!

[Perdoem tamanha má língua mas o tipo de burrice que mais me irrita é aquela que se institui através de regras...]

7/5/05



...E de momento, O da Joana recolhe-se para silêncio introspectivo acerca do conceito de amor nesta viragem de século ... Posted by Picasa

7/3/05

Instantâneos de fim de semana

9 pessoas e um jipe descapotável bem velhinho e muito cool:

‘Meninas segurem nas mamocas, meninos segurem...o que... tiverem que segurar
..olha a Looooooomba!’
AaaaaaAaaaaAaAaaAAAAAAAA!!! (= berro colectivo.Tons agudos e... agudos)


14 citadinos a tentar roubar figos...em Julho.
‘-Olhem lá...mas a época deles não é lá pra Setembro???
- Aaah! Então é por isso!’


Olha!..um grilo no cinzeiro...tão pequenino...espera..falta-lhe uma pata...ok...acaba-lhe com o sofrimento...


Sobrou tanta morcela!!


Pensamento de sábado à noite (não partilhado) com o grupo que observa atentamente um bicho na parede com o silêncio respeitoso de uma final do Euro 2004:
[Hum...As estratégias de caça de uma osga são muito interessantes...mas é o mesmo que ver o National Geographic realizado pelo Manoel De Oliveira...a intenção está lá...mas de-mo-ra...]


‘-Sabes quem é que foi o filho da p### que acabou com o papel higiénico e não substituiu???!!
- Er...eu?!!


HEEEEEEEEEEEEEEEh...ganhámos às gajas no party&Company....!!!!!!!!!!
(numa nuvem de testosterona, envergando gritos que celebram a virilidade do grupo, eles mergulham ferozmente na piscina como que dizendo:...............Uga!)


Ideias-chave: parabéns, bolo de chocolate pornograficamente coberto com chocolate derretido, barbecue, ‘cunbíbio’, caipirinha, caipiroska, Cd de Orishas, piscina quentinha, não fazer um boi, ser banqueteada por melgas e insectos chupistas afins...

Ainda por cima não me posso coçar...dói-me demasiado a pele do escaldão que apanhei...
Já a outra dizia....’Uma djisgraça nunca vêm só, num é quirida????’ E o corpo é que paga..