10/28/06

...E o tio Freud sentado à beirinha da minha cama dizia-me assim: "Já reparaste que a única coisa que eles têm em comum uns com os outros...és tu?"

De tempos a tempos sou atropelada por súbitas preocupações acerca do que acontece aos homens que passaram pela minha vida. E um dos exemplos disso vem do meu último relacionamento:

- Joana... decidi fazer uma loucura. Vou saltar de pára-quedas. É amanhã. Se eu não conseguir, prometes que dás de comer ao gato? E lhe dás carinho e assim?

- Er...epá tudo bem. Mas tens a noção do preço a que está a ração para os bichos?... E porque raio é que o pára-quedas havia de não abrir?

- Sou de engenharia. É-me empírico que a vida é fodida.

- Hum. Ok.

- Mas já fui à internet pesquisar e já sei todas as 150 coisas que podem correr mal num salto.

- É. Tu realmente sempre foste muito organizadinho e metódico... Mas olha lá...o bigodes não sofre de gases pois não?... é que às vezes já é complicado por si só quando cá está a minha avó...

- ????!!!!! ... (Tit-tit-tit-tit-tit)

- Francamente. Uma pessoa a querer ajudar...!

10/1/06

The generation Gap OU Dos benfiquismos da vida privada à escolha de homem.

Cof cof cof... Estive a pensar melhor. A realidade é que mesmo com falta de tempo, excesso de trabalho e um computador em vias de ir para a sucata, ainda assim, não estou preparada para abdicar deste cantinho. Que não estou mesmo, c'o a breca. Ora vamos lá, que esta posta reza assim:



- Tio, posso fazer uma pergunta?..Tu que és homem, e és mais experiente...diz-me uma coisa, quando um rapaz nos...

- Bom, e esse rapaz é apreciador de futebol?...digamos.

- er...é-é. Dizia eu, quando um rapaz nos aborda e nos diz...

- Mas calma. Esse rapaz...e estamos a falar no campo das hipóteses... será um simpatizante ou sócio do glorioso?...er… digamos.

-...Benfiquista? Pois. Parece que é sócio desde os 3 anos.

- Ah bom! Porque é que não disseste logo filha?! Ora muito bem... estamos em condições agora para falar.

-??!!

- Diz diz. Venha lá a perguntinha.

- Bom, o que eu queria saber é: quando um rapaz...

-...um rapaz vindo de uma boa casa benfiquista, um lar sólido certamente, de gente de bem… sim sim...quando um rapaz...?

- @#*#@... nos diz " ah, porque eu dei feedback..e tu às tantas chutaste para canto". Que raio quis ele dizer com isto?

- Filha, o que ele quis dizer é que tu delineaste uma intenção de golo, ele percebeu a estratégia e respondeu adequadamente e tu depois em vez de te posicionares para o remate fizeste a bola sair pela linha de canto adiando a possibilidade de equilibrar o jogo e arrastando a angústia dos jogadores...percebes agora querida?

- Hum. Pois. Tio, mas agora em termos práticos: O que é que eu faço?...

- Parece-me um rapaz com intenções seriiiiíssimas. Certamente com imensa tolerância à frustração… portanto um companheiro dedicado mesmo em horas críticas. Sócio desde os 3?!... óh sobrinha...põe os olhos nesse homem. Pode muito bem ser o 'tal' (piscando o olho em surdina)

- TIO!... eu só tenho 12 anos caramba. Custa muito dizer "telefona-lhe" ou "não telefones"?!

- hum!???...

- Vou mas é ligar à Cidália.

-???!!!.... E... LIIIIIIIVRA-TE DE TE ENRRABIXARES OUTRA VEZ POR UM TRIPEIRO. LEMBRA-TE DO ÚUUUUUUUULTIMO!!... raios. Só nos dão preocupações.


Enquanto isso, no andar de cima:


-... por isso é como te digo filha. Não sejas tonta. Arranja um que te possa dar uma boa vida- sacundindo o tom imperativo com pancadinhas no braço que estava mais “à mão”..

- Ó avó! Que disparate! Isso nem parece conversa tua. Estamos na Idade Média?...que uma mulher dependa de um homem para viver realizada e estável?... Podes esquecer. Até porque eu já assumi há muito tempo esta minha tendência para só me fascinar por homens pelintras. Aliás...pode haver um teso a 8 kms, podes ter a certeza que é onde eu vou parar direitinha. Nada a fazer. Há um padrão perfeitamente identificado já.

- Ai filha, por amor de Deus... Para o que te havia de dar!

- Mas é perfeitamente pacífico. Além disso, caramba…eu sou uma jovem do séc. XXI...autónoma...espírito livre…cheia de projectos...com uma vida e uma carreira pela frente que só dependem de mim...alguma vez, eu...

- Filha...

- Sim.

- Tu tens vinte e sete anos e ainda moras com os teus pais.

- Sim. E...?

- …e escolheste psicologia. Queres mesmo continuar esta conversa?...

- …