5/28/06

Nem sempre " quando o homem sonha, o mundo pula e avança"...às vezes simplesmente tropeça. Larai-larai-...

Nos últimos tempos o sono não me tem dado descanso. Para gáudio da minha analista a coisa tem sido profícua em material onírico...tipo, tenho sonhado muito e assim. Mas pergunto-me sempre onde se situa o bom senso e discernimento acerca das potencialidades e limitações do sonho? o que é que interpretável e material relevante acerca do nosso mundo interno e o que será puro lixo psíquico do dia-a-dia?
Sei que ontem me deitei, e quando dei por mim a D. Júlia -aquela Srª que faz uma manteiga de alho pornograficamente boa- estava à porta do seu tasco a providenciar-me com um carinho (de qualidade quase maternal) um tupperware king size com erva do melhor. A tampa era azul escura e estava ligeiramente côncava, não por ter ido à máquina muitas vezes mas pelo volume denso do material fumável. Não fosse o diabo tecê-las mais valia levar farnel pó caminho. Quem tem uma D. Júlia tem tudo. No entanto, preocupada que estava em não passar a noite na choldra..porque afinal de contas um tupperware daquele tamanho, e de tampa azul, podia dar um bocadinho nas vistas em pleno bairro alto pensei cá para mim: Joana filha, o maior disfarce é andar às claras. Então achei melhor pedir boleia para casa logo ali ao primeiro PJ que encontrei na esquina. " Isto anda um perigo Sô guarda, não se importa? Sinto-me mais segura."

Sempre gostava de saber como é que ela ia interpretar isto...que gostava.

5/24/06

A (des)conversar é qu' a gente s'entende!


- …Então ele olhou-me bem fundo nos olhos e disse-me: “Sabes…nunca soube o que era melhor, se sexo… se mijar à rasquinha. Até tu entrares na minha vida”…e beijou-me apaixonadamente.

- Isso sim amiga, é amor. Mas na dúvida mantêm debaixo de olho as idas deles ao w.c. Nunca fiando.

- ...E no outro dia íamos de mão dada pela rua e ele diz-me: “Basta respirares para que me apeteça puxar-te para um beco escuro”

- Er…pois…então, isso pode ser um bom sinal. Há claramente química entre vocês.

- Pois, tanto que no outro dia a menina dos bilhetes apanhou-o de calças na mão no cinema. Sabes como é…não estava ninguém…sessão da 00.00. Ainda por cima ali não há pipocas…

- Er…

- Ele é um querido sabes… um cavalheiro. É tão atencioso que passa a vida a espantar tudo o que é insecto que pouse nas minhas calças. Às vezes vamos na rua e sssssspá…é com cada chapada. Acho que ele exagera um bocado nas palmadas, mas o homem deve detestar mesmo os bichos, se visses a gana com que ele cerra os dentes. "Ai quando te apanhar a jeito, até vais voar". Um sentido de protecção com a minha pessoa!...Eu que sei.

- Sério?...glup. Hum hum…Diz-me uma coisa amiga. Onde é que tu o conheceste mesmo?!

- Foi num grupinho…

- (ufa!) Tou a ver. Amigos em comum…algum aniversário certamente.

- Não…daqueles grupos de ajuda…qualquer coisa a ver com sexo.

- Oh Joaaaaana !!

- Ok ok. Agora a sério então. Ele é meu paciente, sem stress.

- Deves ter a mania que és engraçada!!!...E fazer um blog...não?!... Hummpf!


5/19/06

Gozem à vontade...Vá!



...mas até há poucos anos parecia-me muito óbvio que este fosse o sinal internacional para W.C...EU, sei que vou sempre aflitinha... 

( Inconsciente Colectivo pois sim... Bah!)

5/14/06

And now for something completly different...

...Porque sim. As boas coisas da vida são para ser partilhadas; e porque vem aí o verão e isso. Vai bem com churrascos à beira da piscina, festas a dois no jacuzzi, ajuntamentos com os amigos e qualquer ocasião onde haja um bikini à mão e uma caixa de party & company. Ou cartas.

Sangria de Espumante/ Champagne

Ingredientes: champagne; refrigerante de limão na proporção de metade da quantidade do champagne; lima; limão; laranja; morangos; 1 cálice de gin ou de licor blue coracao (consoante se queira mais ou menos doce. É facultativo); muito gelo moído; folhas de hortelã; pau de canela e açúcar q.b.

1. Num recipiente largo deitar o champagne e o refrigerante. 2. Adicionar a fruta cortada em pedacinhos pequenos e o açúcar. 3. Juntar gelo. 4. Deitar um pau de canela, algumas folhas de hortelã e o cálice de gin/licor (facultativo). 5. Tapar e deixar durante alguns minutos. Rectificar o açúcar e servir bem gelada.

É favor provar e deixar opiniões, copos vazios ou cascas da fruta na box aí em baixo e/ou na caixinha do correio. "Bem aventurados os que partilham, deles será o reino dos céus". A ideia era mais ou menos esta não era?...

5/12/06

Hoje estou inconsolável...

...e nem todas as empadas de seitan da Espiral me fariam alegrar. O Café Império, esse ex-libris da cidade de Lisboa, fecha as portas amanhã depois de mais de 50 anos a servir aqueles bifes emblemáticos. Há muito que não ia lá, é certo, mas há aquelas referências na nossa vida que nos habituámos a situar 'ali' e a tê-las como garantidas. O Império estava para a cidade de Lisboa como a Cher estava para a música...simplesmente não desaparece. Lembro-me de ser ainda um projecto de gente e já lá ia ao bifinho, navegando ilegalmente um pedacinho de pão no molho do bife do pai e roubando batatas à mãe. Foi lá, o meu primeiro pudim flan. Continua mau, mas foi o meu primeiro. Tudo no café Império me evoca a infância. Até o senhor que ainda hoje lá está a engraxar os sapatos aos clientes, ele e o cheiro daquela graxa estão na minha memória e actualizam-se nela de cada vez que lá entro de fugida e reparo que aquele homem parece indiferente ao tempo que passa por ele. Tem tantos cabelos brancos como quando eu tinha 5 anos. O Senhor da tabacaria é o mesmo que há tantos anos vende um maço de winston ou o totoloto ao meu pai, ao meu e a tantas outras pessoas ali.
A saudade que eu vou ter daqueles bifes e daquele molho, que tem o sabor da minha infância. Ontem fui lá despedir-me deles e teve um sabor especial. Há paladares impossíveis de esquecer.

5/10/06

Da existência de Deus OU o porquê de um loft com mezzanine e vista para uma vida própria- Post claramente neurótico.

“Deus criou o homem à sua imagem e semelhança”. Certo. Se assim é, e se o homem por si só é tão complexo, que meandros poderão tecer o psiquismo retorcido do seu criador?

Sejamos irreverentes. Se assim não fosse não tinha abatido sobre mim a sua ira no dia em que puerilmente fui ajudar numa sessão fotográfica de nús numa quinta abandonada. A outra é que esteve de maminhas ao léu, e eu é que levei com a punição do superego divino, vampirizada por uma colónia de melgas. Sim, o inchaço melhorou bastante, obrigada sr. Leitor. Já tenho novamente dois braços, apenas.

Chego à conclusão que o Criador além de uma enorme falta de sentido de humor, não respeita a arte; e só por isso já não o vejo muito direito. Contudo, por outro lado, só alguém de humor aguçado poderia ter criado o homem e só uma entidade com um sentido estético apurado poderia ter criado a mulher. Mas como em tudo na vida, esta é a fronteira em que dá jeito haver modelos científicos que explicam tudo e mais um par de botas, esse terreno lamacento onde a crença não chega, nem o bloguista mais parvinho.

Parece haver também claros indícios de uma linhagem psicótica na sua personalidade. Aquela mania que Ele, lá porque é Deus e coiso, está em todo o lado e mai’ não sei o quê, vê e ouve tudo, remete claramente para os delírios paranóides e megalómanos. Se tivesses o azar de andar cá por baixo mais vezes já estavas a dormir numa sala acolchoada e a levar choques eléctricos! (Eu sei, eu sei. Mas nós tratamo-nos por tu.)

Quanto à mania de evangelizar o mundo, custe o que custar… “Porque se conseguir chegar a cada um …”- claramente obsessivo. Aposto que Ele lava as mãos 4567 vezes por dia, conta as nuvens e as estrelas compulsivamente, e passa os trapos a ferro acima dos 60 graus para queimar tudo o que é ácaro. Não o censuro, é preciso entreter a cabeça para não pensar naquele 7º dia e nas implicações que isso teve. É o que dá dormir na forma. Em pouco mais de uma semana deu-se cabo de um paraíso. No âmbito dos traços fetichistas: claramente voyeurista. Só alguém com um fetiche dessa ordem se pode dar ao luxo de estar há tanto tempo a observar à distância uma humanidade tão chea de vicios.

Depois essa coisa do ‘meu filho, que te crio à minha imagem e semelhança’… ora, esta ‘relação em espelho’ é de uma simbiose clara. Em vez do Homem SE olhar ao espelho e descobrir-se, dar largas à sua liberdade de ser maior…não. Olha por comparação para uma imagem de quase-perfeição à qual nunca pode ascender (e que por isso compromete a priori a auto-estima existencial), mas por outro lado também não se consegue separar dela…porque depois o fulano também é chatinho e não descola: tá lá… a fantasmatizar a nossa cultura. Já não suporto aliás ouvir aquela do ‘Deus é o Senhor’. Peço desculpa pela apropriação mas citando o Bidé dá mesmo vontade de responder: Raios! “ Já disse que não sou eu !!”. Falamos então, neste plano, de narcisismo e de relações que servem a fusão de identidades não deixando o homem crescer rumo à individuação libertadora: mais uma prova portanto dos traços psicotizantes do ‘avoando’ sem asas lá de cima.

Desdobrando tudo isto, o profundo mau feitio com que me vejo face ao divino por paradoxo à minha crença profunda que existe sim algo de divino, mas na interioridade humana (e as artes são para mim demonstração máxima disso), vejo-me na obrigação de achar que possivelmente Deus não é doido de todo  - se bem que adoraria que ele passasse pelo divã um dia - parece-me é que Ele surge a partir do desajuste. do nosso desequilíbrio saudável, e necessário, face ao mundo. E com isso eu consigo aguentar pacificamente a minha existência pecaminosa sem ansiar por um T-1 ou um loft com mezzanine lá por cima. A bem dizer, com um senhorio deste calibre, mais vale esforçar-me para ter casa própria. E se com isto merecer o purgatório… olha…paciencia. Mas a vista da minha janela é só minha, e la fora ha coisas divinais de se olhar.